segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

ENCONTROS COM UM CARIOCA 1

Conhecer o Armando quando se vai para o Rio de Janeiro é fácil, a maioria da turma portuguesa que está por lá tem o Armando como um amigo, dos bons.
Eu, não fugi à regra, já vinha de Portugal com o número dele, mal cheguei falei-lhe e combinámos ir ao ensaio da escola de samba da Rocinha.
O ensaio não era na Rocinha era num pavilhão desportivo lá perto, tinha a favela na minha lista 'A Visitar' mas confesso que estava receosa.
Foi a minha primeira saída à noite no Rio e acho que me estreei em grande. 
Mal se entra deixa-se de andar e dança-se! A caminho do bar dança-se, para ir cumprimentar um amigo vai-se a sambar, qual caminhar?
O setor da bateria contava com centenas de pessoas. Aquela percussão passa aquela emoção que dá quase vergonha de expressar, mas ninguém pára por um segundo! Imagine-se a meteorologia deste pavilhão, se ao relento temos 30 graus à noite, lá dentro com um milhar de pessoas aos pulos, a condensação do ar é quase insuportável! Mas a música reanima qualquer um, de vez em quando temos de sair para dar uma 'respirada', mas sempre a bater o pé a cantarolar, até voltarmos a entrar.
Os outfits do ensaio iam de um extremo ao outro: tanto se viam (eu talvez não arrisque em dizer roupas, porque isso pressupõe tapar o corpo) enfeites lindos, como estamos habituados a ver na televisão, como também podíamos identificar aqueles que quiseram deixar o fato para o grande dia e foram de pijama, ou de roupa interior, mas a alegria é total em todos eles.

O início do ano no Rio são trunfos atrás dos outros, Natal, a 'virada' do ano e Carnaval, eu vivi o carnaval de Janeiro a Março.


Sem comentários:

Enviar um comentário