segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

BAILANDO EM VIÑA DEL MAR

Fiz um amigo para a vida no Brasil e fui ter com ele, e com a sua grupeta tipicamente chilena, a Santiago do Chile.
A família e o núcleo de amigos do Ian, o meu amigo, eram de Magallanes, Patagónia chilena, mais especificamente Punta Arenas, AKA Pólo Sul.
Mas o Ian nasceu na Ilha Grande da Terra do Fogo, é uma história de livro.
Isto para dizer que decidimos ir a Viña porque este núcleo de amigos de secundário, encontrava-se agora espalhado pelo Chile consoante a universidade, a maioria entre Santiago e Viña.
Adorei o caminho para Viña, quando chegamos à marginal é a ver e a sorrir.
Tínhamos “un assao”, que é um churrasco, (mas os chilenos gostam de comer a última consoante e em vez de assado, diz-se “assao”) à nossa espera, com muitas Escudo (cerveja) e Piscolas (pisco, um destilado de uva, misturado com Coca-Cola).
Fiquei sempre impressionada, em todos os convívios que tive, com a quantidade de comida e bebida que os chilenos ingerem!
Durante o churrasco fui tendo presságios do que me esperava, ouvia-se cumbia chilena e rock argentino. 
Como os brasileiros com o samba e os africanos com o kizomba, os sul-americanos não ficam nada atrás com os ritmos latinos, dançam mesmo bem!
Quando já não havia cordeiro a girar no pauzinho e já só havia cerveja, decidiu-se que iríamos dançar para uma discoteca.
Música eletrónica era tudo o que não me apetecia, mas estava animada para ir dançar.
Até que chegámos à discoteca e eu percebi que o conceito de discoteca pode variar muito. 
Era um bar de cumbia com música ao vivo, achei um máximo.
Sabes quando não sabes porquê mas começas com o pé errado e parece que ele decreta uma sentença de mau ritmo para essa noite?
Respira e abana-te - pensei - os braços são importantes, quem mexe só a anca e as canetas nota-se sempre que não domina a coisa.
Fiz de um tudo para evitar o dancefloor, estava com vergonha de não ter nada para troca: "não sou chilena, não sei dançar cumbia; mas sou portuguesa e sei dançar o quê? O vira?"
Estou a brincar, bastou-me olhar em volta e aquela música e energia contagiava tanto que era como se fossem 10 aulas compiladas de dança!

Just for the record: sou pró a dançar cumbia chilena!
 Os primeiros passos.
El 'assao'.

Sem comentários:

Enviar um comentário